Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Introdução Alimentar - 6 meses



o//

  Amamentei a Manuela exclusivamente no peito até os 6 meses, como recomendam os pediatras e a OMS (Organização Mundial de Saúde), mesmo sendo uma mãe que trabalha justamente neste período retornei ao trabalho com aperto no coração e lágrimas nos primeiros dias.

  Vou dedicar um post sobre meu retorno ao trabalho, e como vantagem de ter tido o privilégio de ter amamentado minha filha até os 6 meses, iniciamos a introdução alimentar da seguinte forma  horários sob orientação da pediatra da Manu:

  Horários Rotina Alimentar Manuela

06:00hs - Mama
09:00hs - Fruta(raspadinha)
12:00hs - Almoço - Papinha Salgada (apenas verduras e legumes sem sal)
13:00hs - Mama (Intervalo do trabalho)
15:00hs - Fruta
18:00hs - Mama

   Oferecer água sempre!!!!


  A pediatra observou para darmos 1 vez na semana ovo para ela comer, e não adicionar a carne ou frango até completar 8 meses e o jantar também (eu fui incluindo a janta gradativamente antes desse período).

  Quero deixar claro que esta orientação é da pediatra, e como mãe fui adaptando a rotina conforme eu decidia que seria melhor para a Manu, então mamães sigam o coração de vocês e façam o que acreditam ser o melhor para o bebê de vocês. Minha busca e pesquisas no Google me ajudaram bastante a decidir o que eu poderia fazer ou não.


**Livre demanda para mamar pela noite, mas por aqui adaptamos a rotina de 3 em 3 hs a Manuela mamar devido ao leite voltar quando estava muito cheia. E conforme acordava 1 ou 2x na noite mamava também.

    Inicialmente ela comia pouco, mas não demorou muito a se acostumar com o novo cardápio, tivemos o cuidado de sempre observar como seu organismo reagia aos novos sabores e comidas.

   Como eu tive de retornar ao trabalho contamos com a ajuda de uma tia minha, super paciente e carinhosa que esteve conosco até o 8º mês da Manu, período ideal até ela se adaptar a mudança. Ela começou alimentando a Manu no colo (sem sucesso), depois passamos para o bebê conforto (ficou por um bom tempo), detalhe que tínhamos que lavar semanalmente porque sujava tudo; e finalmente meu marido pediu para um marceneiro confeccionar uma cadeirinha de alimentação de madeira que é onde até hoje ela faz as refeições.

   As frutas que ela mais gostou foi pêra e maça, e de papinha foi de beterraba e batata com cenoura. É importante sempre variar pois o bebê ás vezes enjoa, então é só diversificar o cardápio. Os dentinhos da minha princesa só apareceram com 9 para 10 meses.

  Por aqui foi tudo bem e com vocês?

 Bjs
:*

0 comentários:

Postar um comentário